Pular para o conteúdo

Feiras agropecuárias em Uberaba

Nesse artigo, você encontra informações sobre Feiras agropecuárias em Uberaba. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

As feiras agropecuárias em Uberaba são famosas em todo o território nacional e internacional. Durante todo o ano acontecem exposições voltadas para raças específicas ou temas distintos como a genética. Porém, existe uma delas que acolhe todas as raças e temas e é a maior feira agropecuária da América Latina e talvez do mundo.

Por ser uma cidade localizada no Triângulo Mineiro e cercada por fazendas de grandes valores, Uberaba tem se destacado no meio rural e industrial. O inicial desenvolvimento agropecuário da cidade gerou riqueza e proporcionou vantagens para o município, como por exemplo, a vinda de grandes empresas industriais para a região. Esses empreendedores, mesmo não produzindo materiais específicos para o meio bovino, se interessam pela área pela grande promessa de crescimento, como tem sido comprovado em número anuais.

O gado, sem dúvida, é a grande moeda da economia regional e para valorizar foram criadas as feiras agropecuárias. Para sediar esses eventos que acontecer em meios aos leilões, conferências, cursos, palestras e outros extras, era preciso um local especial para estes tipos de eventos e ao mesmo tempo em que atendesse as necessidades dos animais e tratadores. Surgiu, então, o Parque Fernando Costa.

Área de julgamento do gado no Parque Fernando Costa - Foto Flickr @Carlos Ed. Lopes
Área de julgamento do gado no Parque Fernando Costa - Foto Flickr @Carlos Ed. Lopes

A extensão física do parque conta com 34 pavilhões escritórios e salões para festas e leilões. Com a área de construção de seis mil e 900 metros e estacionamento para 600 carros, ainda oferece palcos e camarins para shows, com luzes e outros serviços. Para melhor locomoção dos trabalhadores e visitantes todas as vias são asfaltadas e sinalizadas com placas e faixas.

Conhecida como a ExpoZebu, a maior feira agropecuária anual é realizada sempre na primeira quinzena do mês de maio. Sua grandiosidade é registrada pela reunião de mais de três mil animais das raças atribuídas como zebuínas, são elas: Nelore, Nelore mocho, Gir, Guzerá, Tabapuã, Indubrasil e Sindi. Nesta feira todos os animais são julgados e os vencedores premiados juntamente com os fazendeiros proprietários. O animal e proprietário vencedores destes julgamentos, especialmente na ExpoZebu ganha respeito e mais credibilidade com seu rebanho.

Todas as outras feiras também são concorridas e bastante frequentadas, Expoinel, Megaleite, Expogenética e várias outras ocorrem entre os meses do ano. Além das avaliações e julgamentos, as feiras agropecuárias em Uberaba se preocupam em promover a evolução e a tecnologia da genética brasileira, ou seja, o que está por trás da excelência em reprodução animal. Não basta possuir um animal de qualidade e sim reproduzir, para que suas melhores características sejam conservadas e melhoradas.

Veja mais notícias de Campo e animais em Uberaba