Pular para o conteúdo

ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

Nesse artigo, você encontra informações sobre ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

A ABCZ é uma das maiores instituições e mais tradicional da cidade de Uberaba.

Conheça um pouco sobre a história da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

abcz

História da ABCZ

A criação da ABCZ data de 1919, primeiras décadas do século passado.

Na sua criação, a ABCZ tinha o nome de “Herd Book da Raça Zebu”. A grande preocupação e interesse, que levou os criadores a criarem essa instituição, foi fiscalizar e garantir que os bezerros dos animais importados fossem realmente originais, ou PO, “puros de origem”.

Durante toda a sua história de sucesso, a ABCZ se torna referência mundial para criação de raças zebuínas.

EXPOZEBU

Todo ano, a ABCZ promove um dos maiores eventos de animais no mundo. Cerca de 3 mil zebus de várias raças são expostos, julgados e premiados no Parque Fernando Costa na cidade de Uberaba-MG.

expozebu na ABCZ

A Expozebu ocorre tradicionalmente na primeira semana de maio. Em 2011, o lema da exposição é “Zebu: Qualidade e Tecnologia”.

Raças zebuínas

As raças de Zebu atualmente no Brasil são exatamente 10. Uma das principais raças é a Nelore, presente em peso na Expozebu da ABCZ.

A raça Nelore ganhou bastante fama e importância no Brasil por sua excelente produção de carne para consumo e para estudo genético.

Empresas de genética se especializaram e nas últimas décadas, e com isso, a Nelore é raça do rebanho brasilero. De cada 10 animais, 8 são Nelore no Brasil.

nelore exposto na ABCZ

As outras raças de Zebu são:

  • Brahman: raça recente que tem origem nos Estados Unidos e chegou no Brasil no ano de 1994. A Brahman é o resultado do cruzamento de 4 outras raças: Gir, Nelore, Zuerá e Krishana Valley.
  • Cangaiam: de tamanho médio, os gados da raça Cangaiam são minoria no Brasil. Apenas uma centena de animais estão catalogados com registro hoje.
  • Gir: famosa por sua cor vermelha ou amarelada, a Gir é bastante utilizada nos trabalhos de campo para puxar aparelhos de tração. A Gir é utilizada também na produção de leite.
  • Gir Mocha: muito semelhante a raça Gir, diferenciada pela ausência de chifre.
  • Guzerá: porte muito bonito e imponente. Muito comum no nordeste do país, a Guzerá vem sendo utilizada na produção de leite.
  • Indubrasil: raça brasileira resultada do cruzamento de 3 outras raças: Gir, Nelore e Guzerá
  • Nelore Mocha: variação da raça Nelore, onde a ausência de chifres é comum.
  • Sindi: poucos animais no Brasil, é uma raça vinda originalmente da Índia.
  • Tabapuã: seu nome é devido a cidade de Tabapuã no Estado de São Paulo.

Publicidade da ABCZ

Além da Expozebu, a ABCZ produz revistas periódicas para auxílio e informação dos criadores e do mercado como um todo.

A ABCZ realiza ainda vários eventos para criadores como seminários e congressos. A ABCZ, Associação Brasileira do Criadores de Zebu, também ministra diversos cursos para interessados na criação de gado.

Visite o site da ABCZ: http://www.abcz.org.br

Veja mais notícias de Campo e animais em Uberaba