Os táxis são, na maioria, das modalidades: táxi-comum (onde você aborda nas vias ou praças), radiotáxi (quando você liga de um determinado local para a central e logo é transmitido seu endereço para o motorista mais próximo) e mototáxi (com o mesmo sistema da radiotáxi). Estes serviços possuem o valor de taxa maior do que os dos transportes públicos, mesmo assim é muito procurado pela população.
A primeira radiotáxi do Brasil é surgiu em Curitiba, fundada em 1976. Hoje, a capital São Paulo abriga a maior frota de táxis do país, com aproximadamente 30 mil. Para trabalhar como táxi é preciso obter alguns documentos, tanto para o veículo quanto para o condutor.
Táxi da cidade de São Paulo
As paradas estratégicas em praças, rodoviárias, aeroportos e em qualquer lugar onde você encontra um ponto de táxi, são previamente pagas, ou seja, para poder ficar ali, esperando passageiros, é preciso pagar uma taxa ao poder público. Um mercado movimentado e que possuem limites de frotas, tem tradição em países europeus e americanos. Os táxis de cidades turísticas, como Nova Iorque, são lembrados em todo o mundo, principalmente em filmes de épocas e atuais.
Táxis da cidade de Nova Iorque
As taxas das corridas dos táxis, muitas das vezes são calculadas pelo taxímetro. Um aparelho acoplado no painel do veículo que mede os quilômetros rodados, algumas das empresas definem um valor fixo e mais acessível, para que os clientes não se afastem devido aos valores dados pelo taxímetro.
Para maior locomoção e aproveitamento do serviço, essas empresas firmam convênios com supermercados e lojas. Após a compra, o cliente, ganha à oportunidade de ir embora com comodidade pela metade do preço.