A filmagem se resume na produção de um vídeo. O ato de filmar é a captação de imagens e sons incidentes no local e horário. Há também as gravações de conteúdos planejados, como são os casos dos filmes de cinemas e vídeo clipes musicais.
Ainda existem as empresas que prestam serviços de filmagens e coberturas de festas em geral, como casamentos ou aniversário de 15 anos que não precisam de grandes equipes. Geralmente com cobertura de imagens e fotos, eles seguem uma ordem, a hierarquia dos acontecimentos de forma cronológica, portanto não precisam de grandes edições finais.
A claquete ajuda na separação das cenas na hora da decupagem e edição
Nas produções audiovisuais para cinema e TV, são necessárias equipes de uma pré-produção, ou seja, pessoas responsáveis pela organização dos atores, figurinos, roteiro e toda a preparação. Após a captação das imagens, ainda papel da produção é necessário realizar a decupagem, um método de anotações de cada cena a cada segundo.
Dados os primeiros passos, chegou a hora da equipe da pós-produção. Esse pessoal é responsável pelo produto final: montagens das cenas, som, dublagem em caso de língua estrangeira, efeitos especiais e tudo o que for necessário. Esse trabalho é realizado em programas de computadores específicos para cada ação.
Registro de eventos
Passados os anos, foi necessário a separação dos termos "gravar" e "filmar". Com a evolução das telecomunicações, principalmente da televisão, os significados tiveram de ser definidos para que não houvesse conflito quanto aos direitos autorais, visto que gravar é para TV e filmar é de uso dos cineastas.
No mercado cinematográfico, as produções são custeadas por patrocinadores ou pelos próprios cineastas. Já as produções de televisões, se dividem em propagandas e em matérias. As matérias são gravações que farão parte da programação do canal, seja de entretenimento ou noticioso. As propagandas são vídeos que vendem algo de algum anunciante.
Making off da gravação de um vídeo clipe
Para estes anunciantes existem as agências produtoras de vídeos, contratadas especialmente para desenvolver todas as etapas de uma produção completa de um vídeo. Ambos os processos precisam seguir um roteiro, este produzido antes de qualquer captação.
As gravações de notícias é o único tipo que não requer um roteiro pré-determinado, pois se trata de um assunto noticioso, ou seja, as imagens já serão condizentes com o assunto incidente.