O jateamento abrasivo também pode ser chamado de decapagem mecânica, e consistem elaborar formas em uma superfície, por exemplo, tornar ondulada uma chapa lisa ou vice e versa. Para que isso aconteça é são utilizados duas matérias o ar comprimido e a água.
Inicialmente, quando Benjamin Chew criou esse processo em 1870, só servia para desenvolver desenhos em pedras de túmulos. Foi na Segunda Guerra Mundial, que esse método foi propagado e usado para pinturas de navios. Seu resultado é duradouro e satisfatório.
Jateamento abrasivo
Em três grupos, os abrasivos utilizados são: metálicos (granalha de aço); não-metálicos (minerais da natureza, sintéticos como óxido de alumínio, orgânicos como o caroço de azeitona); e outros como o bicabornato de sódio, gelo seco e plástico.
Os equipamentos também são divididos em três tipos, de decapagem manual, centrifuga e “húmido”. O primeiro necessita do auxílio de um compressor e o segundo de máquinas automáticas.
O jateamento abrasivo é utilizado em indústrias de plásticos, acabamentos de vidros, desenhos em pedras para ornamentação e cemitérios, limpeza em geral.