De acordo com dicionários da Língua Portuguesa, ‘modelismo’ é a fabricação de modelos de objetos em tamanhos menores. Os carros, aviões e helicópteros são os principais produtos comercializados em lojas especializadas. Essa prática tanto pode ser encarada como entretenimento como profissão.
Nautimodelismo é o nome dado aos barcos
Aeromodelismo são réplicas, geralmente, da aeronáutica e também que retratam veículos espaciais, como os foguetes. Além das pilhas ou brinquedos estáticos, os produtos do modelismo são funcionam de verdade, dividindo em: voo circular controlado que fica preso por cabos o controle e o projétil; rádio controle comandado por controle remoto diferenciando apenas pelos tipos de motores usados; e voo livre o miniavião não possui nenhuma influencia para direcionamento.
Exemplo de helicoptero, aeromodelismo
Automodelismo como o nome demonstra, as inspirações vêm dos automóveis. Divididos em dois grupos, os on Road são a categoria dos carros feitos para asfalto já os off Road ficam com o terrenos irregulares e terras. Para esta categoria de modelismo existem competições de nível estadual, nacional e mundial.
Os campeonatos de aeromodelismo são comandados pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo – COBRA, que fica em São Paulo, capital. Além de representar o seguimento brasileiro internacionalmente, ela tem o objetivo de fomentar e difundir a prática no país.