Os institutos são criados para defender ideias estabelecidas, geralmente, voltados para a pesquisa cientifica ou ações filantrópicas. No Brasil, os institutos são divididos em quatro seguimentos:
Institutos universitários
Fundadas pelas instituições de ensino superior, sempre elabora pesquisas coerentes com os cursos oferecidos, por exemplo, universidades de computação criam institutos para pesquisa na área. Geralmente estão localizadas dentro dos campi.
Institutos de pesquisas científicas
Os institutos podem ser de mantidos por ordens particulares ou públicos como o Instituto Butantan, famoso em todo o Brasil por realizar e descobrir vacinas em pesquisas biomédicas.

Instituto Butantan
Além da área da saúde, as áreas da matemática também são apoiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada fica no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Institutos filantrópicos e educacionais
Aqueles que prestam serviços à comunidade, principalmente às pessoas mais carentes. Assim como levar a educação onde ela não está presente.
A diferença entre institutos e fundações é que não tem proprietário e é considerado como pessoa jurídica, sendo fiscalizada pelo Ministério Público por não poder obter fins lucrativos.