Você sabe diferenciar universidades, de faculdades e de centros universitários?
As universidades devem, por obrigação, além da graduação pertencente à grade curricular, oferecer pesquisas e atividades de extensão, como atendimentos gratuitos à comunidade.
Universidade de Uberaba - Policlínica, onde são realizados parte dos atendimentos à saúde
Dois exemplos de universidades com atendimentos à população é a Universidade de Uberaba (UNIUBE), instituição privada que oferece atendimento à saúde do povo e a Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), com ensino público oferece serviços no Hospital de Clínicas.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Com exigências a serem seguidas, as universidades devem manter em seu corpo de docentes 1/3 dos professores com títulos de mestrado ou doutorado e 1/3 do total disponíveis aos estudantes durante todos os períodos do dia. Oferecer também, cursos e pós-graduação, mestrado e doutorado com qualidade mínima.
É caracterizada pelo número menor de cursos oferecidos. Algumas delas segmentam os cursos oferecidos. Um exemplo é a FAZU, Faculdades Associadas de Uberaba, que oferece cursos voltados para o campo, sendo inseridos cursos como Sistema de Computação muito depois.
Para inserir um curso na lista de opções para o vestibular, deve-se pedir autorização ao MEC. As universidades e os centros universitários já possuem uma autorização prévia. Os corpos de docentes devem ter, no mínimo, pós-graduação para ministrar aulas na instituição.
Entrada da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
O centro universitário é a menor categoria, comparando aos outros dois tipos de instituição. Oferece vários campos de formação sem de disponibilizar pós-graduações. Um exemplo de Centro Universitárioé o CESUBE, Centro de Ensino Superior de Uberaba.
Suas exigências de docentes são similares às Universidades, com 1/3 dos professores com mestrado ou doutorado e 1/5 do total de professores disponíveis aos alunos em período integral.