Hoje é comum ouvir das pessoas que estão estressadas e que levam uma vida monótona e cansativa. E um dos grandes agentes para que isso aconteça se chama sedentarismo, ou seja, falta de atividades físicas. De acordo com especialistas, o corpo humano durante uma atividade física libera o hormônio adrenalina e isso faz com que ele relaxe. A dança é um tipo de exercício muito procurado por ser divertido, engloba inúmeros estilos e agradar a muitas pessoas.
Bailarina
A dança é a junção significativa entre harmonia e representação, ou seja, o teatro e a música. Na antiguidade havia músicas com o intuito de homenagear, pedir e agradecer aos deuses. Um exemplo, no caso das sociedades politeístas, era uma dança muito comum que era feita para os astros. Essa dança era caracterizada por movimentos rítmicos e acompanhava o estilo musical da época.
Existem vários tipos de danças que se manifestam pelo requebrar acompanhado pelo ritmo proposto pela melodia. A dança é considerada arte e se manifesta individualmente ou coletivamente, através de movimentos combinados, a coreografia, ou movimentos improvisados. Isso acontece geralmente, em momentos especiais, como por exemplo, em caso de festas e outras cerimônias musicais.
Apresentação de dança do ventre e oficina
Além de atividade física, dançar é, também, uma forma de lazer e passa aos que assistem, uma ideia da cultura transmitida pela música dançada. A ligação entre os movimentos é precisa, dinâmica e versátil.
A música como forma de arte surgiu há muito tempo e, desde então, é dividida em estilos. O balé clássico, por exemplo, explora o ilusionismo, com cenários diversificados, mostram a cultura clássica e antiga. A dança moderna surgiu a partir de discordâncias feitas no balé clássico e essas se diferem por região, cultura e conhecimento artístico. As danças americanas e europeias, apesar de serem parecidas em muitos pontos, se diferem pelo contexto social presente nesses dois continentes.
A dança e o teatro caminham juntos
Por volta do ano 1920, a dança começou a ser considerada disciplina acadêmica em universidades com cursos de artes. Além de estudar teorias, os alunos conhecem a história e analisam músicas. Os professores dançarinos aplicam seus conhecimentos em aulas práticas e teóricas.
Oficina de dança Hip Hop
As academias de dança surgiram para que pessoas comuns pudessem aprender a dançar. Alguns estilos de danças se sobressaem das outras de acordo com o país e a cultura. No Brasil, por exemplo, é comum academias de balé, axé, street dance e danças de salão.