Quando as bandas de música surgiram no Brasil, com instrumentos de madeira, metal e percussão, elas eram tradicionalmente conhecidas, hoje fazem parte da cultura das cidades dos interiores dos estados.
Ao falar em conjunto, automaticamente associamos aos grupos de cerimoniais, que fazem o som ambiente para recepcionar convidados em eventos. Os grupos musicais designam artistas que tocam músicas variadas, algumas com estilos definidos, ou seja, elas tocam somente rock and roll, ou MPB ou jazz.
Grupo musical típico do ano de 1946
Geralmente os grupos são formados por guitarristas, baixistas, bateristas, tecladista e o vocalista. Os instrumentos presentes nos conjuntos são saxofones, trompetes e piano ou teclado.
Muitos grupos musicais brasileiros são formados por irmãos, namorados, casados e principalmente amigos. A maioria deles também é chamada de bandas independentes. Para controle e ação conjunta dos interessados foi criada a Associação Brasileira da Música Independente – ABMI.
Instrumentos usados pelas bandas de música
Essa associação foi fundada em 2002, através de encontros dos próprios musicistas. Com 112 associados, possuem 200 gravadoras cadastradas dando apoio aos músicos. Essa organização tem o papel de representar o setor no mundo e fomentar a produção de músicas independes.