Os jornais são documentos feitos diretamente para a população, com o propósito de informar sobre vários assuntos. São necessários vários profissionais para que os jornais cheguem às mãos dos leitores, confira:
- Produtor/pauteiro
- Jornalista repórter
- Repórter fotográfico
- Editor
- Diagramador e
- Profissionais que fazem a impressão do periódico.
A maioria dos jornais tem produção diária, mas existem jornais semanais e, em alguns lugares, mensais. O conteúdo dos jornais é separado por editorias. Cada empresa jornalística adota e compõe sua linha editorial. Sendo assim, existem diferentes abordagens, como por exemplo, as notícias nacionais, internacionais, locais e regionais, economia, esporte, ciência e tecnologia, cultura, turismo, informática, automobilismo, moda entre outras.
O jornal tem por característica o uso da linguagem jornalística, além disso, atende a outros critérios como: a abrangência, com inúmeras matérias diferentes que atendem ao público em suas particularidades; atualidade, ou seja, mostram somente situações que aconteceram há pouco tempo ou acontecem no momento; veracidade, pois todas as informações publicadas devem ser verdadeiras; periodicidade o jornal é publicado com intervalos regulares.
Com as novas tecnologias, inúmeras empresas jornalísticas aderiram à publicação online, ou seja, veiculação através da internet. Ao contrário do que muitos dizem por aí, o jornal de papel continua existir, grande número de pessoas ainda preferem adquirir o jornal impresso.
No Brasil, os três jornais mais lidos são:
- Super Noticia de Minas Gerais
Capa do Jornal Impresso Super Notícia
- Folha de São Paulo e
Capa do Jornal Impresso Folha de São Paulo
- O Globo do Rio de Janeiro.
Capa do Jornal Impresso O Globo
Em todas as capitais, nas principais cidades e até, nos pequenos municípios, existe, pelo menos um jornal impresso. Alguns pensadores chegaram a afirmar que o jornal impresso está com dias contados. Outros dizem que o papel vai mudar, mas o jornal não deixará de ter as características do impresso.
O que se percebe é que o impresso ganhou um suporte interessante, a internet. A plataforma web, nos últimos anos, vem sendo um aporte e um suporte para manter vivo o conceito impresso de produzir jornal. Numa visão webjornalista esta transferência tem razão de ser, pois algumas plataformas simulam na tela do computador, o jornal impresso como se ele fosse o impresso.
Não que isto seja o modelo ideal de produzir jornalismo na web, até porque existe, hoje, um conceito específico que contempla as várias possibilidades que o meio online oferece, como por exemplo, a utilização de vídeos, fotos, áudio, gráficos e outros. Pela cultura do jornal impresso, também cabe ler as notícias na tela do computador, através da internet.