O artesanato, como a própria palavra diz: artesão+ato, é um tipo de trabalho manual em que o artesão usa ferramentas para produzir peças a partir de suas habilidades. Isso corresponde a toda mudança de uma matéria prima em um produto acabado.
No começo da história da existência humana, os primeiros objetos projetados pelos seres humanos eram tipos de artesanato. Sem muita tecnologia, os artesãos primatas tinham que usar de sua inteligência e da disponibilidade de matéria prima para projetar aquilo que precisavam.
Os artesãos realizam vários tipos de trabalhos com miçangas, desde colares a bordados
Os primeiros indícios de artesanato se deram no período neolítico, quando o homem aprendeu a polir pedras, fazendo ferramentas a partir de madeira e a sobreviver transformando a natureza.
Com a primeira Revolução Industrial, no fim do século XVII, começaram a surgir às máquinas e consequentemente, outros meios de produção como a manufatura, aonde a produção eram feitas em serie.
Existem vários tipos de artesanato como biscuit, bonecos de porcelana, bijuterias, artesanato em madeira, mosaicos entre outros inúmeros. Um tipo que vem ganhando lugar no mercado é o reciclável. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
O biscuit é feito da massa de porcelana não vidrada
A palavra reciclagem ganhou notoriedade na década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza.
É evidente que a reciclagem tem um papel fundamental social, econômico e político-social - enquanto oportunidade que ela vem trazendo à sociedade; econômico - tem sido um modelo de subsistência para muitos que não têm oportunidades de emprego; e político - ajuda a combater a degradação do meio ambiente.
Porta maquiagem confeccionada com materiais recicláveis
Diante disso, alguns artesãos que trabalham com reciclagem, transformam o lixo em obra de arte. Mãos habilidosas são capazes de produzir e reproduzir trabalhos belíssimos. Como toda obra de arte, o artesanato é subjetivo também. Isso quer dizer que uma obra é arte para um, e para o outro pode não ser.
Independente do ponto de vista de quem olha, um artesanato é arte, pelo simples fato de ser pensado como tal. Quem o faz, o faz pensando em produzir arte. A grande riqueza do artesanato não está estritamente ligado à estética, mas, também em seus significados.