Argamassa
A mistura de cimento, areia e água é a massa mais usada na construção de casas no Brasil. O saibro, cal, barro e o caulim também são matérias utilizadas pelos pedreiros para levantarem paredes. A preferência se dá pela resistência, durabilidade e resilência.
Existem diferentes tipos de argamassas para diversas finalidades:
- Assentamento: união de objetos para levantar paredes
Argamassa utilizada para colagem de tijolos
- Revestimento: criação da primeira camada chamada de chapisco; da segunda que é a regularização da primeira, chamado de emboço; e a terceira etapa, o acabamento final, chamado de reboco.
Muro com a primeira camada de chapisco
- Assentamento de revestimento: tanto para aplicação ou revestimentos de azulejos e cerâmicas.
Argamassa para fixação de azulejos e cerâmicas
Cimento
o cimento é fabricado através da argila e do calcário. O primeiro processo para o cimento é chamado de clínquer, que é homogeneização das duas principais matérias primas. Após o processo de moagem para misturar os granulados, essa espécie de farinha é armazenada como processo final.
Cimento em pó
Para continuar o processo é necessária a secagem total do pó. Mesmo que seja inferior a 1%, ante da descarbonatação é passado pelas torres de pré-aquecimento. Levados ao forno, enfim começa a produção de silicatos e aluminatos de cálcio. Esses fornos ficam em constante rotação.
Para esfriar todo este produto, é necessário abrir um compartimento especialmente instalado para que o calor do clinquer passe para as correntes de ar forçadas. É nessa etapa que se define a qualidade do produto final, por isso o cimento é resfriados de maneira rápida e sem demora.
Forros
Os forros são materiais alternativos que podem facilitar e, ao mesmo tempo, decorar sua casa. No mercado existem vários tipos deles, um adequado para cada situação, confira:
Forros de gesso: no mercado empresas especializadas realizam a instalação sem demora e sujeira. A estrutura é o próprio gesso e arames, mesmo em placas ou drywall. Há uma pequena diferença nos valores dos dois tipos, sendo os de placas mais baratos, mas ao mesmo tempo requer excelente profissional para alinhar o teto.
Teto com revestimento de gesso
Forros de madeira: clássicos, as peças já vêm com encaixes e são fixados com parafusos. É importante planejar muito bem como será os detalhamentos, pois esse tipo de teto é feito sobmedida.
Teto com forro de madeira
Revestimentos
Todos esses materiais citados acima são chamados de revestimentos. Alguns usados no processo da construção, bem no início, outros na metade do projeto e os últimos no processo de finalização e acabamento assim como decoração. Se for construir, procure casa de materiais de construção qualificada e que comercializam boas marcas.