Os pisos e azulejos têm como matéria-prima a cerâmica, ou seja, materiais que são superaquecidos, como carbeto, nitreto, óxido metálico e outros. O azulejo é o objeto mais antigo usado na decoração das construções. A peça mais conservada foi encontrada em escavações nas regiões do Egito. Estudos comprovam que o azulejo é de 5 mil anos a.C.
De acordo com os árabes, o nome azulejo vem da palavra ‘azuleicha’ que significa ‘pedra polida’. Eles sempre procuravam pintar as peças com cores esmaltadas, nas tonalidades em verde ou azul. Já os povos assírios e babilônios, do séc XIII a.C, realizavam pinturas de gravuras. Os persas, no ano de 221 a.C, também aderiram a arte de confeccionar as peças aumentando as técnicas e cores.
Foto dos detalhes de um azulejo
No Brasil, a primeira indústria de azulejos foi fundada entre os anos de 1620 e 1640. Para as construções de santuários e igrejas foram trazidas inicialmente peças de Portugal. Com a propagação da moda, em azulejar fachadas de prédios urbanos, a abertura do comércio exterior trouxe azulejos holandeses ao Brasil.
A partir de 1912, as fabricas de azulejos começaram a surgir no país e logo os formatos padrões foram estabelecidos. Inicialmente o 15 x 15 cm atendia a demanda, mas com os pedidos americanos foram inseridos na produção o formato de 11 x 11 cm. Os formatos maiores vieram depois, e com a modernidade das texturas e estampas, permitiram maiores criações de decoração.
Já os pisos, são desenvolvidos para cada tipo de ambiente. Os pisos industriais são segmentados em:
- Piso com armadura distribuída
- Piso estruturado armado
- Piso com fibras
- Piso protendido
Detalhe de um piso de porcelanato
Confira aqui a lista completa de pisos e azulejos em Uberaba.