As fundações são perfurações do solo para recebimento de cargas, como casas e prédios. A profundidade depende do peso total que será construído, quanto maior mais fundo deve-se perfurar.
As fundações rasas são diferenciadas na engenharia em baldrame e sapata, esses são os tipos mais comuns de fundações para construção. Rasas porque são furos superficiais com um limite de três metros ao chão, usada para residências leves. O baldrame tem o processo de alojamento de uma viga de alvenaria ou concreto, construída diretamente no solo.
Fundação
As fundações profundas são mais caras e utilizadas para edifícios e construções muito pesadas. O maior definidor do procedimento a ser seguido é a incidência de correntes fortes de vento e a intensidade do solo. Nesta podem ocorrer cinco tipos de fundações: pré-moldadas pra terra mole com argila ou lençol freático; metálica cumpre a função de arrimo; Strauss indicada para perfuração de 20 metros em terrenos secos; estaca ocorre a fundação até encontrar solo firme enchendo de concreto em seguida; e tubulão especialmente para grandes construções.
Seu principal objetivo é distribuir toda a carga recebida, mesmo após a habitação em todos os pilares do empreendimento, podendo ser chamado de alicerce.