Conhecidos como ‘betão’ em Portugal, o concreto é uma mistura de areia, água, pedra e cimento. Existem vários tipos deste produto, usado, geralmente, na construção civil, para cada finalidade. São concretos densos, leves, pós-reativo, translúcidos, coloridos, com fibras e vários outros.
A massa do concreto pode ser feita por máquina apropriadas
A qualidade ou as características do concreto desejado é dosada na hora de colocar os ingredientes necessários para formar a massa. A quantidade de água deve ser ideal, se superior ao necessário a massa após a secagem irá formar poros ocos, ocorrendo uma fragilização. Se for inferior a massa não sofrerá reação correta para grudar e se adequar à superfície. O mesmo é válido para a areia e brita.
Com o passar dos anos o concreto, pelo calor, pode abrir rachados comprometedoras à estrutura, ou mínimas aberturas sem nenhuma influencia. Cientistas, para tentar corrige essas trincas ou rachaduras modificaram, geneticamente, uma bactéria presente no próprio solo. Esses, irá secretar uma espécie de cola, que quando em contato com o concreto fica mais denso que tal.
Concreto rachado
Para não se tornarem pragas, os cientistas também programaram um gene autodestrutivo. As casas que foram reforçadas com essa ‘micro-ajuda’, não serão necessárias demoli-las após algum terremoto.