Pular para o conteúdo

NutriSystem Ltda

Refeições coletivas em Uberaba

Rodovia BR-050 Km/167
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Minas Refeições Coletivas Eireli

Refeições coletivas em Uberaba

Rua Cândida Mendonça Bilharinho, 601
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), a indústria de alimentos atende cerca de 80% do mercado interno e 20% do mercado externo. Com o desenvolvimento da urbanização e da aceleração da vida moderna, os hábitos alimentares teve uma mudança significante. Só no ano de 2012, o setor irá movimentar cerca de R$ 15,1 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Refeições coletivas (ABERC).

Nos últimos anos, com o aumento da terceirização de restaurantes nas cozinhas das empresas, este ramo comercial representou cerca de 7% do faturamento dos food servisse (serviços de alimentação). As três maiores empresas no mercado detém cerca de 40 a 50% de todas as redes do setor de alimentos, sendo uma francesa, uma inglesa e uma brasileira.

O food service pode ser dividido em dois seguimentos e oito subcanais:

Rede de serviços privados

Comercial: onde os serviços de alimentação são a principal fonte de receita, são os fast food, bares, padarias, restaurantes, supermercados, cafeterias, chocolaterias, sorveterias, refeições coletivas, hotéis, distribuidores, confeitarias, atacadistas, rotsserias, delivery (entrega), entre outros.

Não comercial: onde oferecem os serviços de alimentação como complemento diferencial de atendimento, como em pousadas, motéis, hospitais, clínicas, catering (prestação de serviços de alimentação em locais de difícil acesso – aéreo e terrestre), escolas e etc.

Rede de serviços públicos

Neste caso encontram-se os canais que não visam lucro com a distribuição ou fornecimentos de alimentos, como os setores governamentais, postos de saúde, hospitais públicos, creches, escolas e presídios.

O setor de refeições coletivas já conta com mais de 1,4 milhões de estabelecimentos atuantes em todo território nacional, sendo a maioria destes de micro e pequeno portes. Seu crescimento gira em torno de 2% ao ano. Para garantir o sucesso no negócio de alimentos é preciso investimento em infraestrutura, higiene e qualidade de produção, dando preferência às refeições sadias e nutritivas e com preço acessível.

As refeições coletivas estão presentes na maioria das universidades federais

As refeições coletivas estão presentes na maioria das universidades federais

No mercado já existe a preocupação com a formação e aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais, no setor de alimentação coletiva. Como por exemplo, cursos de especializações no setor nutricional, de gestão, administração, manutenção e higienização, cozimento e armazenamento de alimentos, formação de preço, estruturação de ambientes no setor alimentício, entre outros. Nos Estados Unidos este segmento é responsável por uma média de 50% de o consumo alimentar, enquanto no Brasil, é responsável por apenas 22%.