Pular para o conteúdo

Cidade mineira: Uberaba

Nesse artigo, você encontra informações sobre Cidade mineira: Uberaba. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

Situada no Triangulo Mineiro, Uberaba tem cerca de 300.000 habitantes (Dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2010). O nome Uberaba vem do Tupi e significa “água brilhante”.

Capital do zebu, Uberaba recebe visitantes de todas as regiões do mundo durante as feiras realizadas na ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) no ano. A mais famosa é a Expozebu, considerada a maior do mundo com prêmios disputados pelos melhores criadores. No ano, são realizadas feiras exclusivas para cada raça bovina: Mega Leite, ExpoGenética, Expoinel e por último a Expobrahman.

Além do pecuário a indústria movimenta valores econômicos que fazem Uberaba ter um bom crescimento anual. Para isso, foram criadas Distritos Industriais, que abrigam empresas como Black & Decker, Bunge, Duratex, entre vários outros seguimentos, desde alimentação, passando por calçados, até a química.

A instalação da fábrica de amônia em Uberaba, trazida pela Petrobrás promete mais prosperidade para o município. A Criação de empregos e maior circulação de moeda servem de chamariz para outras indústrias e empresas multinacionais se instalarem na região. Para isto está sendo implantado o Gasoduto que será interligado a São Carlos – SP.

A crença religiosa traz várias pessoas à cidade. Movido pelo espiritismo, o museu do médium Chico Xavier é o mais procurado. Igrejas católicas são um atrativo a parte, suas construções e arquitetura enchem os olhos de quem passa por aqui. Além dos museus de arte sacra em Uberaba, a Paleontologia, focada em Peirópolis, mostra fósseis de repteis de 85 milhões de idade, traz pesquisadores e curiosos.

Além da tradição Kardecista, parques convidam para um passeio junto à natureza. A Mata do Ipê, o Zoológico Parque Jacarandá, Mata do Cariinho, Parque das Acácias e a Univerdecidade mantêm um ambiente livre e aberto para o lazer.

Com vários shoppings na cidade, está em construção o que será o maior centro comercial da cidade. Com termino previsto para o ano de 2012, O Praça Shopping Uberaba trará requinte e classe com condomínios acoplados.

Praça Shopping Uberaba

Cidade universitária, abrigada estudantes em formação superior de todo o país e também de países vizinhos. As faculdades federais e particulares são consideradas as melhores do país. Conta atualmente com 14 institutos de formação acadêmica, sendo três federais.

Veja mais notícias de Diversão e Cultura em Uberaba