Os empresários que desejam propagar sua marca e seus produtos ou serviços devem investir em publicidade e propaganda. Esta é a área responsável pela criação e divulgação de qualquer coisa que se deseje atingir o publico alvo.
Uma agência de publicidade com publicitários competentes criam, realizam peças e divulgam o material baseado em estratégias criadas pelos próprios. A criatividade é o principal fator que move o marketing, além de estreitar os laços entre empresa e clientes.
O outdoor é uma das mídias de propaganda utilizada nas cidades e rodovias
Ao contratar estes profissionais eles também farão pesquisas quantitativas e qualitativas para identificar onde está o público alvo do respectivo segmento. Esta pesquisa deve conter condições econômicas dos entrevistados, escolaridade, hábitos cotidianos e de finais de semanas e outros. Estes resultados traçarão o perfil completo e saberá qual rota estratégica seguir.
Se você é dono de uma empresa alimentícia e quer renovar, os publicitários podem reelaborar ou criar novos designe de embalagens, sacolas, artes para anúncios de revistas, jornais e TV com textos, áudios e imagens. Após a aplicação de todo o plano, ainda devem avaliar com uma nova pesquisa qual é o índice de popularidade da marca e apresentar resultados positivos, ou não, ao contratante.
Mas para quem deseja ser um publicitário existem cursos de nível superior em várias faculdades do Brasil, tanto públicas quanto privadas. O mercado de trabalho é concorrido e se destacam os que possuem maior criatividade sem medo de ousar. Enquanto estiver estudando é importante estagiar e construir as primeiras páginas de um portfólio.
Embalagem refeita do refrigente Cola-Cola
Com duração de quatro anos, são passadas noções teóricas e práticas de propaganda, ambiente promocional, moda, cultura, esporte, varejo e internet, fotografia, redação, computação gráfica, política comercial e institucional de empresas, administração e economia.
Em uma agência de publicidade existem as seguintes áreas, com seus respectivos publicitários:
- Atendimento: contato com o cliente;
- Criação: produção com base em pesquisas de análise;
- Gerência de produtos: comandar promoção e publicidade;
- Marketing: estratégias de valores de compra e venda;
- Mídia: elementos de propagando a serem usados como outdoor, painéis, jornais ou revistas;
- Pesquisa: agentes que realizam a pesquisa diretamente com o público alvo;
- Produção: aqueles que elaboram os anúncios como montagens, vídeos e áudios.