Quem nunca se emocionou ao ver uma fotografia antiga? Ela é capaz de congelar momentos importantes, e ao mesmo tempo aquecer memórias já esquecidas. Para muitos, a fotografia é um hobby, para outros é o ganha-pão. Hoje, a arte da fotografia é uma profissão conceituada e existem grandes nomes no mundo. Um fotógrafo não nasce do dia para a noite. Este profissional, além de habilidoso tem técnicas apuradíssimas e conta com máquinas supermodernas.
Na verdade, não existe um "inventor" ou "descobridor" da fotografia. O que existe de fato é um grande número de tentativas ou conceitos que culminaram com o que temos hoje de mais moderno. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, apresentada pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, em 1558, conhecido por Leonardo da Vinci. Ele utilizava, como outros artistas no século XVI, para esboçar pinturas.
É muito interessante o processo de evolução das fotografias, desde as mais primitivas, usando somente cores neutras (preto, branco), até as fotografias digitais, tiradas com câmeras ou celulares. Muitas vezes não são impressas, somente passadas para o computador, postadas nas redes sociais e enviadas por e-mail.
Máquinas fotográficas profissionais
No caso dos fotógrafos profissionais eles se subdividem por áreas. O fotógrafo de jornal tira fotos jornalísticas sem efeitos, geralmente mostrando o conteúdo sem se preocupar com a estética da foto. Os fotógrafos publicitários tiram as fotos com o intuído de convencer o visualizador sobre o produto oferecido. Porém, a área em que a maioria destes profissionais atua são em coberturas de 15 anos, casamentos, formaturas, álbuns infantis e books em geral. São fotos geralmente com efeitos, com iluminação própria e existe uma grande preocupação com a estética da foto.
Essa subdivisão não significa que eles permanecem somente em uma determinada área. Quase sempre estes profissionais são versáteis e atuam em várias frentes. Um dos fotógrafos mais conhecidos da história se chama Ansel Adams. O fotógrafo viveu na Califórnia, nos Estados Unidos, e se tornou famoso por suas magníficas fotografias de paisagens de parques nacionais do oeste americano.
Hoje em dia é muito comum ouvir anúncios de exposição de fotos. Essa prática tem como finalidade de tornar o profissional conhecido. O salário de um fotógrafo é variável, determinado pela quantidade de fotos, tamanho e também pelo reconhecimento do trabalho deste profissional. Aqueles que são mais conhecidos, cujo trabalho é admirado, geralmente são bem remunerados. Contudo, não existe um consenso sobre arte. E fotografia é, sem dúvida, uma arte.
Máquinas fotográficas profissionais