A comunicação visual são todos os elementos que remetem a uma empresa. Também conhecido como design visual, esse profissional tem a missão de elaborar desenhos, signos e projetos gráficos que identificaram determinada entidade ou ação.
Ligado diretamente e indiretamente aos profissionais de publicidade e propaganda, o elemento preferido e mais utilizado são as imagens e fotografias. Inicialmente aliados à textos bem elaborados para que o público alvo conheça e memorize toda a identidade visual. Posteriormente, só será necessária a logomarca nas divulgações mais simples.
O designer também pode trabalhar em empresas de móveis, em suas coleções
O grande responsável por elaborar ideias para as tais peça publicitárias de comunicação visual é chamado de designer gráfico. Conectado diretamente com as evoluções tecnológicas da computação gráfica, é no computador onde elabora todos os desenhos e edições de vídeos ou imagens. Este profissional, para realizar um bom trabalho deve realizar pesquisas para saber como transmitir a mensagem desejada ao público alvo da empresa.
O conceito de comunicação visual está presente, além das agências de publicidade e no dia a dia dos designers, nas ruas de todas as cidades do mundo. Os populares, sem conhecimentos específicos não notam que uma simples placa de sinalização para o transito é um elemento da comunicação visual. Os semáforos, placas indicativas dos lugares históricos, com horários de funcionamento, igrejas com cruzes e estátuas em seu topo, e muitos outros.
A comunicação visual abrange decoração estética de lugares físicos e também está presente nas artes
Estes citados por último são chamados de signos, um conceito já estabelecido no subconsciente que ao vermos sabemos imediatamente do que se trata, por exemplo, cruzes remetem a igrejas e cemitérios. Estes não precisam vir acompanhadas de textos explicativos.
A profissão de designer gráfico está presente no Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho, mas não é regularizada no país brasileiro. Sem curso de graduação específico, há outros que oferecem tal disciplina, como o curso superior de Desenho industrial, Desing, Arquitetura, Comunicação visual e outros.
Mesmo sem o curso direto, a graduação torna o profissional mais qualificado e competitivo diante aos concorrentes à vaga. O mercado de trabalho é extenso e abrange as agências de publicidade, TV, cinema, rádio, produções audiovisual, de programas, projetos e várias outros. A principal característica para que um designers se saia bem é a criativadade.