A fisioterapia consiste em movimentos de massagens técnicas, usados para tratamentos e prevenções. Os fisioterapeutas realizam o diagnóstico e trata, da melhor maneira, as doenças e lesões apresentadas no organismo. As causas vão desde acidentes, má-formação ou até um vício postural.
Os pacientes poder ser idosos, gestantes e crianças, com distúrbios cardíacos, respiratórios e/ou neurológicos. No mercado, a área da estética está em alta para estes profissionais. O pilates e os tratamentos corporais são os preferidos das mulheres e tem conquistado o público masculino cada vez mais.
Atualmente, a área hospitalar não possui profissionais qualificados e está a procura, tornando-se um mercado disponível. O trabalho consiste no atendimento intensivo aos pacientes, todos nas áreas respiratória, neurológica e musculoesquelética.
Tratamento de fisioterapia
São vários os campos que um profissional da fisioterapia pode se especializar, como a geriatria e a saúde do trabalho. De acordo com a Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais o salário inicia de um profissional é de R$ 1.780,00.
O curso superior tem duração de quatro anos. Baseia-se na ciência biológica e da saúde. Aqueles que ainda não sabem qual profissão seguir e gostam de anatomia, fisiologia e patologia, podem estar no caminho certo. As aulas práticas são o forte do curso, inseridas na grade curricular a partir do segundo ano de estudos.
Confira os campos de atuação e especialização da fisioterapia:
- Atendimento em casa
- Cardiologia e Pneumologia
- Dermatologia
- Estética
- Fisioterapia do trabalho
- Fisioterapia esportiva
- Grupos especiais (idosos e deficientes)
- Indústria de equipamentos
- Neurologia adulta
- Neurologia pediátrica
- Ortopedia e traumatologia
- Programa de saúde da família
- Terapia intensiva
Tratamento estético com fisioterapeuta