Saneamento básico significa água potável, escoamento seguro da água pluvial, coleta do esgoto e seu tratamento, recolhimento de resíduos sólidos na limpeza urbana e controle de pragas. Considerado essenciais para uma sociedade, estes controles podem ser feitos por empresas públicas ou privadas.
O aterro sanitário rambém faz parte do pacote de serviços do saneamento básico
A falta destes tratamentos em muitas regiões do mundo está ligada as condições socioeconômicas culturais e causa diversas doenças infecciosas e virais quando não está em perfeito funcionamento. Para instalar um saneamento básico satisfatório são necessários investimentos altos por parte da gestão pública e precisa estar em constante melhoramento.
Instalação de tubulações urbanas pelo saneamento básico
Para fiscalizar as regulamentações vigentes existem órgãos públicos que realizam vistorias e que devem ser prestadas contas:
- Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental
- Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Inspirado no maior problema enfrentado pelas pessoas de baixa renda, ou quase nenhuma, do mundo, no Brasil, foi lançado em 2007, o filme chamado Saneamento Básico. Uma comédia em que os moradores da cidade onde ocorre a trama, lutavam junto a Prefeitura, para ser construída uma fossa de esgoto, o que lhes são de direito.
Cartaz de anúncio do filme Saneamento Básico
Sem verba destinada a esse empreendimento, o único dinheiro disponível é para a produção de um filme. Os R$ 10 mil reais foram usados para construir a fossa e o filme foi produzido de forma barata sobre a próprio obra, mas para que isso fosse possível os personagens tiveram um problema, ter de discorrer um roteiro de produção para retirar o valor.