Os brindes e enfeites fazer parte das estratégias do marketing promocional das empresas quanto aos clientes. As distribuições de brindes podem ser de forma voluntária ou através de concursos culturais, vale-brinde, junte e troque e de várias outras formas.
Os brindes mais populares são aqueles onde apresentam o logotipo impresso. Diante ao mercado de produtos variados, há aquelas empresas prestadoras de serviços os brindes devem ser inovados, confira os tipos de brindes:
- Amostras: utilizado com frequência em lojas e empresas de cosméticos, são distribuídos para aprovação ou não do cliente;
- Concurso e sorteio: esse tipo de brinde conta com a sorte e criatividade. Porém os prêmio são maiores tanto no tamanho quanto no valor, por exemplo, um carro;
- Cupom: emitido para segurança do produto ao cliente e, quando há promoções e sorteios os mesmos também são utilizados;
- Recompensa: esse tipo de brinde é usado como estratégia para fidelização do cliente, ou seja, são dadas bonificações exclusivas a cada compra;
- Ponto de venda: frequentes em supermercado, indústrias alimentícias reservam uma quantidade do produto para que o público alvo deguste na hora da compra;
- Presentes: são vários objetos como caneta, cortador de unha, lixa, canecas e etc., usados para agradar o cliente. Este tipo de material é usado pelas empresas que vender serviços.
![Brinde promocional dado por concessionária. Foto Flickr @fernandosouza Brinde promocional dado por concessionária](https://www.tudouberaba.com.br/wp-content/themes/tura3/assets/txtcats/comercio/img/brinde-carro.jpg)
Brinde promocional dado por concessionária
As empresas que fabricam estes brindes disponibilizam vários objetos para ser personalizado. Para ajudar o empresário escolher qual brinde é mais adequado, as empresas de brindes disponibilizam nichos, como brindes por data, por público-alvo, por categoria, por preço, por cor e ecologicamente correto.
Com a utilização constante da tecnologia e principalmente do computador, o pen drive, dispositivo de armazenamento de dados tem sido o preferido na hora de presentear o cliente. Muito exclusivos, geralmente são dados ao cliente Vips, ou seja, aqueles já fiéis ao produto ou serviço.
![Pelúcia do mascote de uma indústria de refrigerantes. Foto Flickr @marcusrg Pelúcia do mascote de uma indústria de refrigerantes](https://www.tudouberaba.com.br/wp-content/themes/tura3/assets/txtcats/comercio/img/brinde-pelucia.jpg)
Pelúcia do mascote de uma indústria de refrigerantes
Posteriormente, os mais procurados são mochilas, nécessaires, garrafas de água, canetas, kits de facas e garfos, chaveiros, ecobags, agendas, bloco de anotação, toalha, bolsa térmica, relógio de parede, calculadoras, cofrinhos, cooler, pastas, botton, espelhos, porta trecos e uma infinidade de opções.
A publicidade está ligada diretamente à esse tipos de produto. O famoso merchandising utiliza destes pequenos e grandes elementos para reforçar a marca ou outras estratégias de propaganda. Ao usar estes pequenos brindes, que a priori são considerados supérfluos, os próprios clientes estão fazendo o papel de propaganda ambulante, ajudando na propagação da marca.