Pular para o conteúdo

Psicologia infantil

Nesse artigo, você encontra informações sobre Psicologia infantil. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

A Psicologia é a área que ajuda entender o comportamento do ser humano, baseados em estudo científicos. Muitas pessoas, em momentos de dificuldade ou confusão mental, causados por fases ou grandes acontecimentos na vida, recorrem a este profissional.

Tendo como objetivo ajudar no autocontrole, na descoberta do que pode ter causado eventuais problemas e seu tratamento.

Se interessou por Psicologia Infantil em Uberaba?

Veja lista dos psicólogos de Uberaba.

Porém, a parte mental e também física de um adulto é diferente de uma criança, assim como suas preocupações e vivências, ou seja, são duas etapas distintas da vida que devem ser tratadas.

Para atender crianças e adolescentes a Psicologia infantil é a mais indicada.

A identificação de quando há a necessidade de levar ao psicólogo infantil é muito sutil e deve ser percebida pelos pais ou pessoas que estão próximas durante o dia a dia. Os psicólogos relatam que o momento ideal para marcar uma avaliação é quando se percebe que há algo de errado e ao ser questionada, a criança sempre dá uma resposta negativa.

A causa pode ser uma simples confusão de pensamentos, algo que não compreende ou até casos de bullying e agressão na escola, creche ou em casa. Com tudo suas ações diárias podem ajudar o profissional da psicologia infantil a desvendar, portanto, é importante ficar atendo as idas à escola, caso o pedido para não ir às aulas seja frequente; choros longos em curtos intervalos; aprendizado escolar regular menor de acordo com a idade; querer ficar próximo aos pais todo o tempo; pedir para não ver ou ficar com alguém; agressividade e mudanças de humor; caso ainda são tenha falado ou andado e está passando do tempo previsto; xixi na cama com pesadelos ou não e pedir para dormir meio aos pais.

A psicologia infantil ajuda a criança e os pais - Foto MorgueFile @moshep04
A psicologia infantil ajuda a criança e os pais - Foto MorgueFile @moshep04

A consulta é tranquila e bem elaborada. A consulta e tratamento com a psicóloga infantil é diferenciada e mais específica. A primeira etapa fica por conta dos pais, onde eles conversam sobre tudo o que tem ocorrido, uma espécie de entrevista. É onde devem ser relatados os problemas citados acima. Após, o contato com a criança é somente entre ela e o psicólogo por meios de brincadeiras.

Na fase de crescimento da criança é muito importante estar atento. Pois é nessa idade onde os valores são formados e as palavras e significados são absorvidos. Este profissional estuda e desenvolve maneiras para lidar diretamente com esse público sabendo decifrar se é verdade ou não o que ele disse. A criança aprende ouvindo o que não é direcionado a elas, como uma simples conversa de adultos. Neste grupo, mesmo que seu pai ou mãe diga algo com ironia, ou seja, que não é verdade, a criança irá entender que aquilo é obsoluto, sem saber diferenciar os tons de voz classificados como irônico.

Se interessou por Psicologia Infantil em Uberaba?

Veja lista dos psicólogos de Uberaba.

Veja mais notícias de Saúde e Beleza em Uberaba