Pular para o conteúdo

Uniube Uberaba

Nesse artigo, você encontra informações sobre Uniube Uberaba. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

A Universidade de Uberaba, conhecida também como Uniube Uberaba surgiu em 1940, inicialmente como Lyceu do Triângulo Mineiro e logo denominado Colégio Triângulo Mineiro. Fundada por Mário Palmério, a instituição é voltada para o ensino superior. Posteriormente, o prédio da escola foi se transformando e hoje conta com um imenso campus com vários departamentos de ensino.

Uniube Uberaba

Em 1947, com autorização do Governo Federal, foi instituído a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Logo depois em 1951, a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro e em 1956 a Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro.

Com a grande demanda e prosperidade na educação, a abertura do Campus Aeroporto em 1976 foi imprescindível. Construída na Avenida Nenê Sabino as faculdades distintas se juntaram, passou a chamar Faculdades Integradas de Uberaba (FIUBE). Com a junção foram disponibilizados os cursos de Psicologia, Pedagogia, Educação Física, comunicação Social e Estudos Sociais.

Em 1981, as Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino (Fita) trouxe para o time da então FIUBE, os cursos de Letras, Histórias, Geografia, Filosofia, Química, Matemática, Biologia, habilitação em Jornalismo e novas especializações para Pedagogia.

A mudança para Universidade de Uberaba, realizada pelo Ministério da Educação marcou o ano de 1988. A partir de 1988, como uma instituição única, novos cursos superiores foram incorporados: Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Processamento de Dados, Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Econômicas.

Em 1997, a Uniube Uberaba passou a ofertar as graduações na área da saúde: Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia. Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Farmácia Industrial.

Ponto de ônibus coletivo - Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba

Sempre buscando a evolução, em 2102 já é possível cursar os seguintes cursos:

  • Administração de Empresas: com períodos matutino e noturno, o candidato pode escolher no ato da inscrição do vestibular. A capacitação dá ao aluno qualidade para atuar nas gerencias e administrações de grandes empresas comerciais ou industriais, bancárias ou de prestação de serviços.
  • Arquitetura e Urbanismo: com a opção de período integral ou noturno o universitário é capacitado para realizar transformações a frente do seu tempo. Atuante como empreendedor terá sua visão estimulada pela criatividade, se aperfeiçoará em criações de projetos tendo poder de autonomia completa.
  • Ciências Contábeis: noturno, a profissão abrange diversas áreas atuantes em empresas micro, pequenas, médias e grandes. Podendo atuar como autônomo em seu próprio empreendimento com escritório. Pode exercer consultoria, perito contábil e auditor.
  • Comunicação Social – habilitação em Jornalismo: o curso noturno aborda as práticas e os conhecimentos das áreas de Ciências da Sociedade, Ciências da comunicação e Linguagem além da Filosofia e Arte. Com vasta área de atuação e especialização, além dos veículos de comunicação em massa (TV, impresso e rádio), os profissionais atuam como assessor de comunicação, escritor e muitos outros.
  • Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda: noturno, o aluno aprende e passa a dominar todos os processos de comunicação dinâmica e diferenciada. Os estudos abrangem desde as Ciências da Sociedade, da Comunicação, da Linguagem, Filosofia e Arte. É capaz de criar, produzir e elaborar todas as peças de campanhas publicitárias assim como projetar estratégias para atingir o público alvo.
  • Direito: o aluno pode escolher os períodos matutino ou noturno. O objetivo do curso é a formação de um profissional capacitado para atuar no mercado com ética, respeito e visão ampla. Com uma visão a frente sempre lutando pelas injustiças e desigualdades sociais.
  • Educação Física: com a opção dos períodos noturnos e integral, a formação em bacharel compete ao aluno a atuar em centros esportivos, empresas diversas, hospitais, academias e todos os outros lugares da área. O curso possui disciplinas para o conhecimento em ética, estéticos, planejamento e assessoria física (corpórea).
  • Enfermagem: por período integral o curso instiga o aluno desenvolver suas práticas com criticidade, criatividade e qualidade, além de estar inteiramente na prestação dos serviços às pessoas. A ética e o respeito são muito valorizados e trabalhados com os futuros profissionais, agindo em equipe ou não.
  • Engenharia Ambiental: Integral e noturno, o curso estabelece uma proposta de aprendizado e conscientização. Atua diretamente no combate e monitoramento da devastação causada pelo ser humano. O profissional é contratado no mercado de trabalho para projetar e consertar os danos à natureza. Podendo prestar serviços a empresas privadas e públicas, seja do ramo de agroindústria, construtoras, mineradoras e várias outras.
  • Engenharia Civil: integral e noturno aprendem além da teoria. Possuem formação científica em Estruturas e edificações, saneamento e hidráulica, transportes. Trabalhando em equipe ou autônomo com escritório é capacitado para planejar, elaborar, colocar em prática, acompanhar todo o processo até o processo de entrega.
  • Engenharia Elétrica: no período integral ou noturno, são capacitados e treinados para atender todo e qualquer chamado sempre adaptando as mudanças do mercado e da evolução. A elaboração, coordenação de projetos e manutenção dos sistemas elétricos podem ser realizados desde indústrias e construtoras. Sempre trabalhando com segurança e preocupado com a sociedade e questões ambientais.
  • Engenharia de Computação: com dois períodos oferecidos, integral e noturno, o curso instiga a ética, o respeito e a cidadania em coletividade. Os engenheiros serão aptos para desenvolver e elabora projetos científicos e tecnológicos na área de computação. Podem trabalhar em pequenas, micro, média e grandes empresas que abrangem desde a automação até indústria de processamento.
  • Engenharia de Produção: integral e noturno, profissional com grande valor em organizações que fomentas o desenvolvimento de novos produtos. E ainda estimula o trabalho em equipe, a liderança e o empreendedorismo.
  • Engenharia Química: integral ou noturno o profissional será capacitado para desenvolver processos de transformação de matérias primas com técnicas especificas, além de controlar, instalar e projetar a fabricação de novos produtos utilizando desde o petróleo até minérios.
  • Farmácia: um curso noturno desenvolve as habilidades de controle de qualidade, análises clínicas, toxicológicos, controle de qualidade e outros. Podendo atuar em empresas farmacológicas, indústrias e assistência em farmácias.
  • Fisioterapia: um curso realizado durante a noite qualifica ao aluno para atender de forma generalizada. Com ética, moral e qualidade atende à todas as necessidades da população, como prevenção, tratamento e reabilitação coletiva ou individual.
  • Medicina: por período integral o curso aborda os princípios éticos no tratamento em todas as áreas. Voltado para o atendimento ao ser humano com qualidade e respeito, em consultas, exames e cirurgias.
  • Medicina Veterinária: curso por tempo integral prepara o profissional para atender em clinicas, realizar cirurgias e todas as modalidades existentes da profissão. Com possibilidades de especialização estuda a ética e o respeito para com os animais.
  • Odontologia: com as opções de períodos integral e noturno a modalidade prepara o profissional para a prevenção, tratamento e cirurgias bucais. O aluno tem a possibilidade de se especializar em alguma área que contemple sua graduação, podendo trabalhar em equipe ou não.
  • Psicologia: noturno, o curso fomenta o comprometimento com a sociedade e os campos científicos da psicologia. Os profissionais atuam na avaliação e tratamento com processos psicossociais e psicológicos, com ética, qualidade e respeito.
  • Sistemas de Informação: com disciplinas realizadas no período noturno, o futuro profissional desenvolve técnicas criativas para resolver problemas através da tecnologia. Também possui áreas e níveis para pós-graduação e especialização.

Bloco S - Estudos e laboratórios da Universidade de Uberaba - Campus Aeroporto

Sempre em crescimento, as áreas de pós-graduação, mestrado e doutorado foram disponibilizadas desde o ano de 1997. A Uniube oferece Mestrado em Ciências e Valores Humanos, Mestrado em Educação e em vários outros campos de pesquisa. No mesmo ano, o corpo docente e as estruturas físicas assim como os laboratórios para todos os cursos foram reformados, construídos e atualizados.

Em 2000, o programa de Ensino a Distância (EAD) foi colocado a disposição dos interessados. O primeiro curso ofertado foi a especialização em Cafeicultura Irrigada. A biblioteca com milhares de exemplares está disponível não só para os universitários, mas para toda a comunidade uberabense.

Em paralelo aos cursos a Universidade de Uberaba fomenta e apoia novos empreendedores fora de suas dependências. Incubadoras e programas de estágio e iniciação científica agrega conhecimento e dá a oportunidade de o aluno sair dono do próprio negocio após a colação de grau. O Instituto Politécnico recebe projetos tecnológicos da Universidade de Uberaba e também instituições distintas.

Campus Centro em Uberaba - Policlínica Cecília Palmério - Uniube

A Universidade de Uberaba conta com as seguintes unidades de ensino:

  • Campus Aeroporto, que fica na Avenida Nenê Sabino, 1801, é a mais importante e imponente estrutura universitária de Uberaba. São 22 blocos, com salas e laboratórios distribuídos em 350 mil m². Ainda possui as secretarias de cursos, administração, biblioteca, quadras, livrarias, gráfica, praça de alimentação, agências bancárias e reitoria.
  • Campos Centro, que fica na Avenida Guilherme Ferreira, 217, além de hospedar a mantenedora da Uniube, a Sociedade Educacional Uberabense, a Policlínica Odontológica Getúlio Vargas e todos os outros atendimentos da área da saúde acontece no mesmo endereço. Os atendimentos à população carente de Uberaba e região são gratuitos.

Além dos Campi, a Universidade de Uberaba mantêm um Hospital Universitário, um Hospital Veterinário, atendimentos na UBS do Bairro Alfredo Freire, uma Fazenda Escola, que fica na BR 050. Na cidade vizinha de Uberlândia, a Uniube possui o Campus Rondon, onde é oferecido os cursos de Direito, Administração, Turismo e Gestão de Agronegócios. Além da unidade instalada em Araxá.

Vista parcial aérea da Fazenda Escola da Universidade de Uberaba - Margens da BR 050

A Universidade de Uberaba integra todos os programas governamentais que facilita o ingresso de todas e qualquer pessoa ao ensino superior.

Entrada principal do Campus Aeroporto em Uberaba - Uniube

Missão da Uniube Uberaba: “Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade mais justa”. Acesse o site da Uniube.