Os pneus duram cerca de 20 mil a 70 mil quilômetros, para manter esse patamar é preciso que o condutor do veículo realize a manutenção necessária periodicamente, como alinhamento e balanceamento a cada 5 mil km rodados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro os pneus devem ser trocados quando o gasto dos sulcos atingirem 1,6 milímetros.
Tipos de sulcos em pneus de carro
Os riscos causados pelos maus tratos aos pneus são grandes, pois são eles que garantem a estabilidade de qualquer veículo, desde uma bicicleta até um bitrem. Na hora de comprar os novos pneus, fique atenta aos desenhos das ranhuras, escolha aquele indicado para o seu veículo. Antes da troca definitiva, pode-se realizar o rodízio dos mesmos. Para isso dê preferência aos profissionais, pois, quem entende, sabe quais pneus e veículos que permite revezamento em ‘x’ ou somente a trocas entre os pneus das laterais.
Tipos de sulcos em pneus de bicicleta
A dimensão dos pneus é tratada como:
- Polegadas: muito usado para pneus de caminhões e ônibus, para definir esses são usados L.LL-DD (L.LL = largura / DD = diâmetro), exemplo: 9.00-20 / 5.90-15 (pneu para fusca)/ 11.00-22 / 11.00-R22.
- Milímetros: marcados pelos pneus sem a câmara, é usado xxx/yy R (xxx = largura / yy = porcentagem da altura dividido pela largura vezes 100 / R = tipo do pneu), exemplo: 205/55 R16 / 295/80 R22,5.