Pular para o conteúdo

Sanatório Espírita Uberaba

Sanatórios em Uberaba

Rua José Clemente Pereira, 250
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



Apesar de muita gente usar o termo sanatório para designar o local onde pessoas com transtornos mentais são internadas, a palavra sanatório tinha outra interpretação. Em um tempo não muito distante, quando as pessoas adquiriam alguma doença muito grave, como a tuberculose, e precisavam guardar repouso e distância das outras pessoas, por causa do risco de epidemia, eram encaminhadas para edifícios que ficavam, geralmente em lugares altos, perto da natureza e arejados. O motivo é provocar nos pacientes uma sensação estável. Esses lugares eram denominados sanatórios.

Já nos dias atuais, não se ouve falar a palavra sanatório, pois a maioria das doenças que antes eram fatais hoje tem cura, além disso, os sanatórios tinham como finalidade, levar a doença para longe e deixar a pessoa infectada morrer sozinha, caso contrário, a doença se alastraria. É importante ressaltar que, na época dos sanatórios, o mundo era subdesenvolvido. A área da saúde era precária e quase nenhuma doença tinha cura, o que tornava esses lugares desconfortáveis.

Sanatório também é conhecido como manicômio

Sanatório também é conhecido como manicômio

Hoje existem os manicômios que são muito parecidos com os hospitais e tem a especialização no tratamento de inúmeras doenças ou transtornos mentais. Conhecidos como hospitais psiquiátricos e hospícios, se assemelham aos sanatórios por privarem os pacientes do mundo externo, porém, o objetivo final é fazer com que os pacientes se curem através de tratamentos psiquiátricos, terapias ocupacionais e atividades diversas.