Pular para o conteúdo

Psicanalista João Batista Ribeiro

Psicanálise em Uberaba

Rua Alaor Prata, 23 s1105
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

GREP – Grupo Estudos Psicanalíticos

Psicanálise em Uberaba

Avenida Leopoldino Oliveira, 4113 S 428
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Clínica AGM

Psicanálise em Uberaba

R. Carlos Rodrigues da Cunha, 421
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



A psicanálise foi desenvolvida pelo médico neurologista e austríaco, Sigmund Freud. Para ele, a psicanálise nada mais era que um campo de investigação, onde o centro das pesquisas era a psique humana e os distúrbios neuróticos, ou seja, uma análise do homem no que ele tem mais de complexo, o inconsciente. Este estudo abrange três áreas, sendo que o primeiro método de investigação é sobre o funcionamento da mente como um todo, o segundo é um sistema de teorias que aborda a vivência e os comportamentos do homem e, por último, o tratamento psicoterapêutico.

Tudo isso nada mais é que a interpretação dos pensamentos e ideias geradas no cérebro humano, que são classificadas em normais e anormais. Os médicos realizam tratamentos de psicoterapia, que fazem com que esses distúrbios se tornem menos frequentes ou desapareçam. Foi a partir das teorias de Freud que as compreensões de ética, moralidade e cultura humana se formaram.

Existe certa dificuldade em separar alguns termos desta área, pois são próximos no conteúdo, mas se diferem na prática. Estamos falando da psicologia, psicoterapia e psicanálise. Terminologias e conceitos que geram certa confusão. A psicologia é a ciência que estuda os comportamentos e os processos que são desenvolvidos mentalmente; a psicoterapia é o trabalho terapêutico que se baseia na psicologia; e a psicanálise é a forma de psicoterapia baseada nos pensamentos e trabalhos desenvolvidos por Sigmund Freud.

O pai da psicanálise, Sigmund Freud

O pai da psicanálise, Sigmund Freud

Para quem deseja ser um profissional da mente e seguir a área da psicanálise, é preciso se formar em um curso de psicologia ou psiquiatria e depois da conclusão, fazer um curso de pós-graduação, seja ele de especialização, mestrado ou doutorado. Nestes cursos são estudadas e aprofundadas as teorias de Freud, bem como outros autores importantes que contribuíram e contribuem para esta área.

Para aproximar os psicanalistas foi criado o CBP, Conselho Brasileiro de Psicanálise, uma instituição sem fins lucrativos que tem como princípio a utilidade pública. Para ser membro desse órgão é necessário ter princípios éticos, de transparência, ser uma pessoa íntegra, comprometer-se com os resultados, ser impessoal, ter moralidade, entre outros. A instituição foi criada essencialmente com o intuído de capacitar a equipe de técnicos e qualificá-los.

Muitos outros órgãos menores são montados geralmente nos estados e servem para promover palestras e conscientizar sobre o motivo pelo qual o profissional se forma nessa área.