Pular para o conteúdo

Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais

Enfermagem em Uberaba

Avenida Leopoldino Oliveira, 3490 S 601
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Escola de Enfermagem Uftm – FUNEPU

Enfermagem em Uberaba

Praça Manoel Terra, 0
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



A enfermagem é de prática diária e pertence à ciência que cuida do ser humano, quando este está enfermo. Esse cuidado acontece de formas diferentes, como em hospitais ou em domicílios. Em tratamentos individuais ou coletivos a saúde é o objetivo final. O conhecimento filosófico que está vinculado a esses profissionais discute a questão da existência do homem, pois ele precisa de cuidados a partir do momento que ele existe. A ciência avança cada vez mais, em abordagens éticas proporcionando reflexões sobre o tema.

Obra exposta no Museu Nacional de enfermagem na Bahia

Obra exposta no Museu Nacional de enfermagem na Bahia

A história da enfermagem era relacionada somente a maternidade, por isso, era desempenhada somente por mulheres. A enfermagem que conhecemos hoje desempenha um papel humanitário social desde o início do século XX. A enfermagem é uma área autônoma dentro da área da saúde, pois ela é complementar, ou seja, se difere do papel do médico e merece o reconhecimento individual e não só aquele em que os profissionais são vistos como incapazes de se formar em medicina.

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN) funciona como uma Autarquia Federal e é responsável pela fiscalização, a disciplina e o exercício da profissão. Nessa área existem dois tipos de graduações no Brasil, a licenciatura em ciências de enfermagem (ensino superior) e o curso técnico (2º grau). Ambos estudam e se preparam para atuar nos cuidados humanos, seja nas áreas: administrativa, gerencial, assistencial e até educacional, como é o caso dos professores.

Em nível técnico ou superior os alunos aprender o ofício na prática

Em nível técnico ou superior os alunos aprender o ofício na prática

Os cursos técnicos são muito procurados devido à demanda por profissionais nesse mercado. A opção pelo curso técnico é maior pela rapidez do curso e colocação no mercado. Existe, hoje, um grande número de empregos disponíveis. Os auxiliares de enfermagem têm salário entorno de R$800,00. O curso dura, em média, 14 meses e para que ele seja feito, existem algumas exigências como ter mais de 17 anos.

Em outros países, os enfermeiros exercem uma função única, chamado de cuidados gerais. É necessária uma licenciatura em ciências de enfermagem, diferente do Brasil, como já foi citado anteriormente.