Pular para o conteúdo

Claro Radiologia

Clínicas de Radiologia em Uberaba

Rua João Pinheiro, 243
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Clínica ROE – Radiologia Odontológica Especializada

Clínicas de Radiologia em Uberaba

Rua Major Eustaquio, 361
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



Antigamente era impossível ver o que existia dentro dos seres humanos, ou seja, estudar as estruturas presentes no corpo humano. A radiologia surgiu para permitir a visualização e estudo destas estruturas. Isso pode ser feito através do uso da radiação, que gera uma imagem na qual pode ser analisada e diagnosticada.

A história do raio-X começa em novembro de 1895, na Alemanha. O físico Wilhelm Konrad Roentgen realiza algumas experiências relacionadas. A partir dessas experiências surgiram outros físicos que aperfeiçoaram este invento até chegar ao raio-X atual. Logo após essa descoberta em 1896, outra foi feita pelo francês Henri Becquerel descobrindo a radioatividade natural.

Raio-x da mandibula

Raio-x da mandibula

Os principais e mais utilizados meios de radiação são: RaioX , Radiação de Nêutrons, Raios Catódicos, Radiação de fundo, Ultravioleta e Infravermelho. Os raios-X são capazes de visualizar o corpo humano porque os raios incidentes sofrem enfraquecimento, provocando a iluminação de alguns sais minerais. Sua descoberta, na verdade foi um acidente. O físico responsável procurava respostas para as válvulas dos raios catódicos e a partir disso, descobriu esse mecanismo tão importante para a medicina.

A Radiação de Nêutrons é feita por que suas partículas são penetrantes e originadas por colisões de átomos. Uma das fontes que serve como barreira contra esse tipo de radiação é a água e o concreto. Já os raios catódicos são usados em osciloscópios e televisões. São feixes de partículas produzidas por um tipo de eletrodo negativo chamado de cátodo, por um tubo contendo gás comprimido resultando da ionização desse gás provocando luminosidade.

Raio-x tórax

Raio-x tórax

Radiação de fundo é também denominada como radiação natural, provém de inúmeros elementos que são naturalmente radioativos e que existem na terra como o potássio e o césio. Uma grande parte desse tipo de radiação é ligada a existência de raios cósmicos que provocam a radiação cósmica.

Os raios ultravioletas são produzidos por descargas elétricas em tubos contendo gás. Este rádio pode ser usado para o tratamento de doenças na pele, ausência de vitamina D no organismo e raquitismo. O raio ultravioleta vem da energia do sol e é filtrado pela camada de Ozônio.

Ressonância magnética

Ressonância magnética

Raios infravermelhos é uma radiação eletromagnética. Invisível é emitida por corpos aquecidos e são usados principalmente para obter imagens de objetos encobertos pela atmosfera, distantes e impossíveis de ser alcançados pelo olhos dos seres humanos.