Pular para o conteúdo

Mara Marçal Gastroendoscopia

Clínica de Endoscopia em Uberaba

Avenida Almirante Barroso, 423
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Iracema Saldanha Junqueira

Clínica de Endoscopia em Uberaba

Rua da Constituição, 788
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Isaías Barbosa Sobrinho

Clínica de Endoscopia em Uberaba

Rua Santo Antônio, 183
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Rosemery Simões e Nomelini Rodrigues

Clínica de Endoscopia em Uberaba

Rua da Constituição, 788
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



O termo endoscopia significa “olhar de dentro”. Esse exame médico é capaz de obter imagens do interior do corpo humano para ser analisadas. O aparelho responsável pelo exame compõe de uma fonte de luz e uma forma de visualização de imagem.

Com os avanços da medicina, a endoscopia tem se tornado cada vez menos invasivo e doloroso aos pacientes. O método utiliza da abertura natural do esôfago. Os endoscópios podem ser divididos em: Fibroscópios: onde a imagem é gerada através de fibra óptica; ou Vídeo-endoscópios: que transmitem a imagem através de uma microcâmera.

Procedimento da endoscopia

Procedimento da endoscopia

O endoscópio consegue aumentar a imagem em 100 vezes. O procedimento é rápido e o paciente deve ser sedado. Existem vários tipos de endoscopia, são eles:

  • Gastrointestinal: estômago, esôfago e duodeno, intestino delgado, cólon, ductor biliar, enterescopia
  • Respiratório: nariz e trato respiratório inferior
  • Urinário.
  • No sistema reprodutor feminino: cérvice, útero, trompa de Falópio
  • Cavidades corporais normalmente fechadas (realizar uma pequena incisão): cavidades pélvicas ou abdominais, interior de uma articulação, órgãos do peito
  • Durante a gravidez: âmnio e feto
  • Cirurgia plástica
  • Usada para identificar a doença celíaca

A endoscopia digestiva realiza a investigação de doenças do estômago, esôfago e intestinos. Dá-se através de tubos flexíveis, introduzidos pela cavidade oral ou anal. Esse procedimento permite visualizar a mucosa do tubo digestivo, detalhando a avaliação e possibilitando coleta de materiais e pequenas cirurgias.

Realização do exame de endoscopia

Realização do exame de endoscopia

Pequenas lesões podem ser removidas durante o procedimento, o que evita a necessidade de uma cirurgia maior. Após o exame, o paciente é encaminhado à sala de recuperação e permanecerá em repouso de 15 a 30 minutos, ele poderá se alimentar.

A endoscopia ginecológica serve para diagnosticar doenças e realizar operações de alta complexidade. A vídeo-laparoscopia diagnóstica é um procedimento pouco invasivo, que ajuda no diagnostico de miomas, cistos de ovários e endometriose.

Uma pequena agulha é introduzida no interior da cicatriz umbilical, através de uma pequena incisão. É insuflado gás carbônico, que empurra as alças intestinais permitindo a inserção de uma ótica aclopada a uma micro-câmera com monitor. A vídeo-laparoscopia, reduz o tempo de internação do paciente para até 12h, tempo necessário para se recuperar da anestesia.