Pular para o conteúdo

Hemominas e HemoCentro

Bancos de sangue em Uberaba

Avenida Getúlio Guaritá, 250 - Nossa Senhora da Abadia
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



Para segurança de quem doa sangue e, principalmente, quem recebe, o Ministério da Saúde determinou critérios para garantir essa proteção. Só pode doa pessoas com 16 anos e que pensam 50 quilos ou mais, se menor de 18 anos ainda precisará de autorização dos responsáveis legais, candidatos acima de 67 anos não poderão mais doar. Na hora da doação é preciso apresentar documentação com foto, ter se alimentado bem com alimentos saudáveis e sem gordura, no mínimo três horas antes. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada 24h antes.

Lugar onde são guardados as bolsas de sangue

Lugar onde são guardados as bolsas de sangue

O estado de saúde do doador é fator decisivo se pode ou não doar sangue. Se estiver febril, gripado ou resfriado não poderá doar. Caso a mulher esteja em estágio de gestação ou resguardo pós-parto poderá aguardar 90 dias (parto normal) ou 180 dias (cesariana). Pessoas com comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis são impedidas de doar.

Alguns procedimentos cirúrgicos também exigem um tempo de espera antes da primeira doação após operação, como; extração dentária deve aguarda 72h; apendicite, hérnia, varizes, amigdalectomia devem esperar três meses; histerectomia, colecistectomia, nefrectomia, poli traumatismos sem sequelas graves, redução de fratura, tireoidectomia, colectomia a espera é de seis meses; em caso de transfusão de sangue a espera é de um ano; em casos de tatuagens a espera é de um ano de espera; vacinação o tempo varia de acordo com o tipo.

Na coleta o sangue é condicionado em uma bolsa e em seguida guardado

Na coleta o sangue é condicionado em uma bolsa e em seguida guardado

O respeito ao intervalo entre as doações, é primordial para preservação da boa saúdo do doador. Para os homens a espera é de 60 dias, sendo permitidas quatro doações anuais. São 90 dias para mulheres com três anuais. Os fatores que impedem definitivamente a doação de sangue são:

  • Hepatite após os 10 anos de idade
  • HIV, hepatite B e C, doenças de chagas, doenças associadas ao vírus HTLV I e II
  • Malária
  • Uso de drogas injetáveis

Honestidade e transparente ao responder o questionário que antecede a doação nos bancos de sangue é consciência e responsabilidade com vidas humanas.