Pular para o conteúdo

Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava

Usinas Elétricas em Uberaba

Praça Rui Barbosa, 300 s612
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Usina Santo Ângelo

Usinas Elétricas em Uberaba

Travessa Coronel José Ferreira, 45
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



As usinas elétricas são movidas a um gerador elétrico rotativo e para mover este sistema são usadas ou a água – usinas hidrelétricas, motores a diesel, turbinas a gás ou a vapor.

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, Rio São Francisco

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, Rio São Francisco

As usinas hidrelétricas estão presentes no Brasil e é fundamentada no na força da passagem das águas de um rio. Para isso funcionar é preciso que haja um desnível natural ao longo do percurso das águas, como as cachoeiras, caso não haja é construído uma barragem para que isso ocorra.

Usina Hidrelétrica de Salto Osório, no Paraná

Usina Hidrelétrica de Salto Osório, no Paraná

Uma usina hidrelétrica é constituída pela barragem, captação e adução da água, casa de força, deposição da água em sua origem. Todas essas etapas são projetas e construídas para trabalhar ao mesmo tempo.

Esse tipo de geração de energia é considerado limpo e não poluente, pois não existe nenhum produto químico inserido no processo. De custo baixo ainda amortece períodos de cheia e possibilidade de desastres naturais.

Mas as desvantagens deste empreendimento também pesam na balança. Para se construir um usina hidrelétrica é imprescindível alagar as áreas da região, desmatando plantações de alimentos e florestas, o que consequentemente, prejudica as espécies de animais e interferem em todo o ecossistema existente.

As alterações das correntes dos rios também são afetadas, assim como a paisagem da beleza natural. A reprodução e migração das espécies dos rios afetados são interrompidas. Uma série de fatores, como o gás de metano eliminado no processo de produção, contribui para o efeito estufa.