Pular para o conteúdo

Usitécnica – Usinagem e Manutenção Industrial

Usinagem em Uberaba

Avenida Filomena Cartafina, 1125
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone

Engrenox Usinagem

Usinagem em Uberaba

Avenida Lucas Borges, 1745
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



Você sabe o que é usinagem? Segundo o dicionário Houaiss, refere-se ao ato, processo ou efeito de talhar, de trabalhar uma peça bruta com máquina-ferramenta para dar-lhe a forma final.

A história da usinagem tem inicio com a criação das indústrias. Na antiguidade, os processos desenvolvidos eram manuais e totalmente primitivos. Em decorrência disso, era preciso uma grande quantidade de mão de obra para realizar todo o processo. Com o início das revoluções industriais, tais processos foram se modificando e sendo aperfeiçoados.

Máquina antiga

Máquina antiga

p>No lugar de mão de obra humana começaram a utilizar máquinas que desenvolviam os mesmos processos, porém, este multiplicava em até 1000 vezes a capacidade humana, ou seja, apenas uma pessoa operava a máquina e ela fazia o serviço de muita gente. Com isso, aconteceu que muitos homens e mulheres perdessem seus empregos. Na época, a situação econômica dos trabalhadores piorou demasiadamente.

Aprofundando ainda no tema usinagem, existe uma diversidade de formas e maneiras para caracterizar processos de usinagem: como o serramento, aplainamento, torneamento, furação, borrachamento entre outros inúmeros.

O serramento é o processo em que a ferramenta serra é utilizada com intuído de cortar madeiras, plásticos e metais. É uma operação efetuada com movimentos contínuos rápidos para forçar o objeto ou local desejado e, assim, cortá-lo. Existe ainda o serramento manual e industrial.

O aplainamento é o processo realizado em um torpedo, onde movimentos alternativos são usados para cortar o material através de uma plaina. Este procedimento acontece em alta pressão acumulada sobre a peça que se quer cortar.

Máquina a vapor

Máquina a vapor

Já o torneamento é um processo desenvolvido por um maquina que faz com que os objetos de diferentes composições se alterem, fazendo com que fiquem de diversas formas geométricas. Além disso, este processo é utilizado na criação de peças e diversos tipos de acabamentos.

A furação é um processo de usinagem muito utilizado, principalmente em indústrias manufatureiras, para fazer furos em peças, além de abrir fendas e aumentar as que já existem permitindo a passagem de outros materiais necessários.

O processo de borrachamento, por sua vez, como o próprio nome sugere é aquele feito com borracha para que o objeto se torne, por exemplo, um isolante, ou outra função que necessite de borracha.

A maioria desses processos já citados são, hoje, desempenhados quase que exclusivamente por máquinas. Com isso, a tendência é que as empresas cresçam mais, produzam mais e os consumidores comprem mais.

Embora, muitos dizem que a máquina “roubou” o emprego de muitos, precisamos ponderar, pois o mesmo abriu muitas ofertas de empregos especializados com salários bem melhores do que eram pagos pelos trabalhos manuais. Por isso, vale a pena se especializar para atender este mercado em pleno crescimento.