Pular para o conteúdo

Minas Segurança Borrachas e Conexões

Compressores em Uberaba

Avenida Edilson Lamartine Mendes, 377
Uberaba - MG

Veja mapa e telefone



Mais sobre Uberaba



Vários instrumentos e equipamentos são produzidos para indústrias, cada um com sua utilidade. Os compressores servem para aumentar a pressão de fluidos, estes em estado gasoso. Além disso, o aumento da pressão faz com que a temperatura aumente. Existem vários tipos de compressores produzidos por matérias primas diferentes, porém, possuem funções semelhantes. Os compressores são, essencialmente, divididos em dois principais tipos: compressores estáticos e dinâmicos.

Os compressores estáticos são também conhecidos como deslocamento positivo e são divididos em dois tipos:

  • Os alternativos são aqueles onde a pressão acontece em uma câmera de volume variável e controlado por um pistão ou motor alternativo que provocam movimentos aleatórios ou rotativos;
  • Os compressores rotativos, quesão montados dentro de uma carcaça e têm movimentos provocados para dentro através de um motor de rotação, fazendo com que a pressão diminua pela rotação excessiva.

Assim como os compressores estáticos, os compressores dinâmicos são compostos por dois componentes que são essenciais no processo, o impelidor e o difusor. Esses são responsáveis por fazer a energia cinética se transformar em entalpia ou calor, eles promovem uma continua compressão o que possibilita a termodinâmica entrar em ação, além disso, estes compressores são divididos em dois grupos os centrífugos ou axiais.

Compressor portátil

Compressor portátil

Nos dias atuais, são usados com diversos intuitos, porém a mais simples e utilizada é a função de compressão do ar. Na verdade existem outros instrumentos que são muito parecidos com estes, contudo, usam uma fonte de energia diferente. Os turbocompressores, por exemplo, são ligados diretamente a um motor. Além dos principais e mais utilizados compressores, há, também, os alternativos.

Compressor fixo, usado em indústrias

Compressor fixo, usado em indústrias

O compressor rotativo é um instrumento alternativo e em sua maioria são estáticos, pois funcionam a partir de elementos giratórios. Os compressores de parafusos receberam este nome em decorrência da sua forma e giram em sentido contrário mantendo uma condição de engrenagem; já os parafusos de baixa pressão possuem uma cobertura especial de teflon que diminui as folgas e, neste caso, não há contato do óleo com o ar, desta forma, os parafusos simples giram com uma folga e permite o contado do equipamento com o meio externo. Estes modelos funcionam com duas cavidades onde se alojam as rodas que são acionadas pelo motor e os duplos apresentam quatro lóbulos e isso faz com que o gás seja comprimido pelas rotações acopladas.

Os compressores são vendidos em lojas específicas. Se você for comprar um compressor não deixe de analisar alguns fatores: marca, tempo de garantia, local de garantia e consumo.