Pular para o conteúdo

Orientação vocacional em Uberaba

Nesse artigo, você encontra informações sobre Orientação vocacional em Uberaba. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

A orientação vocacional é voltada para adolescentes que ainda estão indecisos quanto ao seu futuro profissional. Muitos deles, ao cursar e sair do ensino médio rumo ao vestibular não sabem qual tipo de curso seguir, devido aos conflitos de preferência e vocação. Para ajudar nesta decisão, existem profissionais e diversos testes.

Se interessou por Orientação Vocacional em Uberaba?

Veja lista dos psicólogos de Uberaba.

A primeira palavra que vem a mente de um adolescente ao ouvir a palavra faculdade é FUTURO. É tanta opção no mercado de trabalho, que a decisão se torna cada vez mais difícil. Em algumas semanas, o adolescente deverá decidir o que irá fazer durante o resto da vida?

Sem uma correta orientação muitas universidades do Brasil constatam a mudança frequente de cursos por alunos recém-chegados ao campus. Isso é causado pela indecisão e o não conhecimento do que é exatamente cada profissão.

Passar um dia no trabalho do pai ou da mãe pode ajudar no conhecimento de outras profissões - Foto MorgueFile @taliesin
Passar um dia no trabalho do pai ou da mãe pode ajudar no conhecimento de outras profissões - Foto MorgueFile @taliesin

O teste vocacional não é uma decisão do que, definitivamente, se deve fazer, mas essa análise ajuda a delimitar possíveis áreas com maiores afinidades, como por exemplo, exatas ou humanas. Há tempos, as escolas já trabalhavam os alunos nos últimos anos, porém essa prática acabou sendo aplicada somente em algumas escolas particulares.

Os pais ou adolescentes que desejam obter essa ajuda de compreensão deve contratar os serviços geralmente um psicólogo. Um psicólogo geralmente sabe como aplicar e entender os sinais da vocação. Seu custo depende de cada profissional.

Alguns sites de guias profissionais oferecem questionários que abordam assuntos e atividades realizadas diariamente e o que mais lhe atraia, definindo um diagnóstico raso das melhores áreas e possíveis cursos que abrangem esse setor. Essa opção ajuda, porém para um resultado mais profundo, que envolve raciocínio, comportamento e outras influenciam, é necessária à análise feita em uma entrevista corpo a corpo.

Em outras situações, a orientação poderá ser feita em grupos de no máximo quatro jovens. Essas sessões podem durar de 1h30 a 2h e são dividas em etapas.

Várias instituições e profissionais tem jeitos diferentes para avaliar, como por exemplo:

  • desenvolvimento de um cartaz que serão expressos fases e pessoas importantes da vida;
  • numa segunda fase serão abordados as profissões dos familiares mais próximos e ouvir o que o jovem tem a dizer de cada uma delas;
  • em seguida debates sobre questões sociais são desenvolvidos para perceber quais as opiniões sobre essas questões.

Se interessou por Orientação Vocacional em Uberaba?

Veja lista dos psicólogos de Uberaba.

Diante aos resultados serão analisados as possíveis profissões que mais agrada em seguida uma visita às feitas de cursos de universidades particulares e federais são bem vindas, para sanar o pouco de dúvida restante.

Veja mais notícias de Saúde e Beleza em Uberaba