Pular para o conteúdo

Nacional Futebol Clube

Nesse artigo, você encontra informações sobre Nacional Futebol Clube. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

O Nacional Futebol Clube, conhecido também como alvinegro, é o concorrente municipal do Uberaba Sport Clube (USC). Porém sua formação e estruturação ainda estão em fase de construção. Seus atletas disponíveis muitas vezes são jogadores de bases, disputando torneios regionais.

Criado em 1 de agosto de 1944 permaneceu na elite do esporte mineiro por muitos anos, sempre rondando o 19º lugar do ranking. No período de 1993 a 1996 começou a disputar divisões de acesso e não se sair muito bem, decaindo um degrau da escada futebolística.

Em 1997, o Nacional disputou o título do módulo II com o seu principal rival, o USC. Sua classificação trouxe o nome do time para a cabeça com a taça de vice-campeão e a permanência do Uberaba Sport Clube no módulo inferior. O ano de 1998 ficou marcado pela permanência do colorado no módulo II e a disputa do alvinegro no módulo I, que sem muitos recursos de jogadores ficou em último colocado retornando ao módulo anterior.

A nova disputa para voltar à elite, em 1999, foi frustrante. Sua vaga foi preenchida pelo time de Uberlândia que se sobressaiu nas partidas do campeonato, o Nacional ficou em terceiro lugar, após o time de Ipatinga, que também foi classificado. Somente em 2002, conseguiram voltar ao módulo I e eliminou o Uberlândia, outro principal rival. Em 2003, o patamar da primeira divisão se manteve, elevando o time do futebol uberabense.

Porém, 2004 houve o rebaixamento para a segunda divisão do campeonato por ter conseguido apenas cinco pontos. Este ocorrido foi considerado o vexame do ano, mas em 2011, voltam com força total nos amistosos contra o Uberaba Spot Clube, tudo para treinar e tentar voltar ao seu estrelato de antes.

Escudo Nacional Uberaba - Imagem Wikipédia @Nelson Naça
Escudo Nacional Uberaba - Imagem Wikipédia @Nelson Naça

Os títulos de âmbito estadual são:

  • 1963 – Campeão Mineiro pelo segundo nível;
  • 1979 – Campeão Mineiro pelo segundo nível;
  • 1982 – Campeão Mineiro pelo segundo nível;
  • 1997 – Vice-campeão Mineiro pelo Módulo II;
  • 2001 – Vice-campeão Mineiro pelo Módulo II.