Pular para o conteúdo

FAZU Uberaba

FAZU Uberaba (Faculdades Associadas de Uberaba) foi criada pela falta de profissionais do meio rural com especialização em zebuínos.

FAZU Uberaba

Com sede em Uberaba, a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), em 1973 criou a FUNDAGRI (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), sem fins lucrativos, foi designada para manter e desenvolver o ensino superior do ramo, criando então a FAZU Uberaba, até então chamada de Faculdade de Zootecnia de Uberaba.

Com 36 anos de mercado a FAZU Uberaba tem a prioridade de desenvolver o ser humano, a tecnologia, ciência e a cultura, tornando o profissional preparado para atender e prezar pela sociedade.

O primeiro curso de graduação ministrado na FAZU Uberaba foi a Zootecnia, em 1975.

FAZU Uberaba - Visão aérea do campo de produção agrícola - soja e milho - Foto: Divulgação

Em 1989, a faculdade passou a ser denominada Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba.

O curso de Medicina Veterinária foi inserida na grade de cursos pelo convênio com a Universidade de Uberaba, ABCZ e a FUNDAGRI, em 1997.

A partir do ano 2000, os cursos de Engenharia de Alimentos, licenciatura em Português/Inglês, Português/Espanhol, Secretariado Bilíngue, abriram as inscrições para os vestibulares.

Em 2002 houve a inclusão do curso de Licenciatura em Computação, a FAZU Uberaba passou a ser chamada de Faculdades Associadas de Uberaba. A partir daí, foi preparada para oferecer pós-graduação à distância. Em 2009, uma avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) deu a nota 4, sendo a máxima 5.

Com 186 hectares, os alunos saem da sala de aula e aprendem na prática atividades referentes às respectivas disciplinas.

A FAZU Uberaba também ultrapassou os limites do município com as parcerias e convênios com os países vizinhos (Bolívia, Venezuela, Angola, Moçambique, Paraguai, Costa Rica e Panamá), os alunos graduandos passaram a ter oportunidades de fazer intercâmbio.

As parcerias realizadas pela FAZU Uberaba não fica somente no ensino. A ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior) fomenta os projetos de responsabilidade social do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Visão aérea do Hospital Veterinária FAZU - Foto: Divulgação

Intitulado como “Do Campo a Mesa: Mais Consciência, Mais Saúde!”, tem a missão de levar orientações desde a hora da escolha na compra dos alimentos, até o modo correto de armazenar em casa. Realizada pelos próprios alunos um supermercado de Uberaba recebeu em suas dependências.

Realização do Projeto "Do Campo a Mesa" - Foto: Divulgação

Projeto permanente, a “Contação de História” está presente no Hospital da Criança, Biblioteca Municipal, e na biblioteca da FAZU Uberaba.

Biblioteca Dora Sivieri - campus FAZU

A FAZU Uberaba fica na Avenida do Tutunas, 720 – Bairro Tutunas. Acesse o site aqui.