Pular para o conteúdo

Fábrica de Amônia e Gasoduto em Uberaba

Nesse artigo, você encontra informações sobre Fábrica de Amônia e Gasoduto em Uberaba. Caso queira a sua empresa anunciada no site Tudo Uberaba, clique aqui.

Na última quarta-feira, a presidenta Dilma Rousseff, juntamente com equipe da Petrobrás, esteve em Uberaba para anunciar a construção de um gasoduto e a tão aguardada fábrica de amônia na cidade.

O investimento inicial será de R$ 1,3 bilhão. A expectativa é de que a fábrica gera cerca de 6 mil empregos durante a fase de construção.

fabrica amônia uberaba

O investimento faz parte de uma nova estratégia da Petrobrás, de investir em todas formas de energia. Agregando valor ao uso do gás natural, através de fábricas de fertilizantes capazes de produzir amônia e uréia.

Veja no gráfico abaixo, a evolução da produção de fertilizantes das unidades da Petrobrás.

produção amônia uréia petrobrás

Escolha de Uberaba para implantação da fábrica

Uberaba está localizada na região do Triângulo Mineiro. Essa região é a maior produtora de fertilizantes do Brasil.

Além da grande produção de fertilizantes, indispensáveis para a agricultura, Uberaba fica basicamente no centro entre o meio produtor e a grande massa da população consumidora do Sudeste.

Os estados de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Goiás possuem uma demanda muito alta para fertilizantes nas suas plantações. Uberaba então facilita a distribuição desses produtos.

Amônia, a base para produção de fertilizantes

A amônia é uma dos componentes básicos para importantes fertilizantes. Esses fertilizantes a base de nitrogênio e fósforo são utilizados em grandes culturas brasileiras.

Destaca-se a plantação de cana de açúcar. Cultura como laranja, milho e café também utilizam esse fertilizante, chamado de mono-amônio-fosfato.

Com a fábrica de amônia em Uberaba em pleno funcionamento, o Brasil deixará de importar. É uma decisão extremamente estratégica, já que a produção de alimentos será cada vez mais importante para os países.

O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, disse que a chegada do gasoduto também incentiva Uberaba a prospectar inúmeros tipos de indústrias. Anderson citou o exemplo das fábricas de cimento. Anderson disse que Uberaba já está com conversas avançadas com empresas chinesas para instalação de uma fábrica de cimento no município mineiro.

dilma anderson petrobrás

 

Veja mais notícias de Indústria em Uberaba